Iuri Ribeiro

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fora os costumes já conhecidos, como beber cerveja, esquiar no inverno, há um costume que não é muito falado: caminhar pelas florestas.

Este é um hobby muito praticado na Alemanha. A relação dos alemães com suas florestas é antiga e se intensificou a partir do século 18. Muitos filósofos alemães faziam caminhadas diárias nas florestas e os contos de fadas se passam quase sempre nelas. Uma das florestas mais famosas na Alemanha é a floresta negra, no sudoeste alemão. Esse nome vem do fato da vegetação ser bem fechada, quase sem deixar a luz do sol chegar ao chão. Os romanos já chamavam de “silva nigra”.

Caminhar pelas florestas é uma forma de meditação (algo quase místico) e traz muitos benefícios para a saúde. Há também aqueles que fazem esporte ou vão para observar animais selvagens (porcos selvagens, raposas, esquilos, etc)

Dado à boa infraestrutura, há muitos caminhos para pedestres nas florestas, algo que facilita bastante. A relação dos alemães com as florestas é quase diária. Sair para caminhar (= wandern) é algo normal, seja no inverno, seja no verão.

Qual a sua opinião sobre esse artigo?