Vamos lá, um exemplo prático. O salário médio de alguém da área de TI na Alemanha é de 48.000 Euros por ano (os salários aqui são tratados em valores brutos e anuais). Salário mensal de 4.000 bruto.
Aqui estou considerando uma pessoa que tem a classe de imposto número 1 (para pessoas solteiras, sem filhos) e que paga o imposto eclesiástico (é um imposto opcional, para quem é cristão e vai para a igreja, paga quem quiser. Sobre ele vou fazer um post no futuro). O “Soli” (imposto de solidariedade) foi um imposto criado para ajudar na reconstrução dos estados da ex Alemanha Oriental. A partir de 2021 ele foi revogado para a maior parte da população (só quem tem salários muito altos ainda paga esse imposto. Falarei disso em outro post). Em casos de cuidado de saúde por tempo prolongado, existe um seguro próprio para isso (Pflegeversicherung).
Pois bem, de 4.000 Euros, sobram 2.481,35 Euros. Carga de tributos de 37,97%. É alta, porém aqui se tem o retorno daquilo que se paga em impostos (segurança, transporte, saúde, educação, etc).
O que acharam da carga tributária na Alemanha?