Iuri Ribeiro

Facebook
Twitter
LinkedIn

Sim e Não.

Duas grandes características da cultura alemã são:

1. A forma direta com que se aborda qualquer tema (sem muitas vezes considerar o efeito emocional que isso pode causar).

2. Uma divisão clara entre esfera profissional e privada.

A forma de abordar temas no âmbito profissional é algo que nós brasileiros fazemos de forma diferente. Buscamos “preparar o terreno” antes de falar diretamente sobre algum assunto. Isso pode ser considerado como algo bom ou ruim, dependendo da situação. Os alemães buscam ser pragmáticos. Falam sem pensar muito em como a informação será recebida (algo que também pode ser bom, ou ruim, dependendo muito da situação)

A divisão clara entre esfera privada e profissional é algo aqui na Alemanha levado muito à sério. Isso faz com que as pessoas sejam mais reservadas. Elas não fazem muitas perguntas sobre a vida pessoal das outras no trabalho. Respeitar a esfera privada é algo que pode ser visto como um comportamento frio (os colegas de trabalho não tem interesse em conhecer melhor uns aos outros) ou como algo respeitoso (evitar ouvir som alto para preservar a esfera privada dos vizinhos, por exemplo).

É uma questão de perspectiva, sempre!

Qual a sua opinião sobre esse artigo?

Continue lendo